segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ascenção profissional

Numa certa manhã, o chefe chega para o seu funcionário e diz:
- Parabéns, Mário.
- Por que? - pergunta espantado o rapaz.
- Como você sabe, o Sêo Paulo, que cuidava dos negócios internacionais da nossa empresa há 10 anos, foi promovido e a partir de hoje você está sendo transferido para o lugar dele.
Feliz e emocionado, Mário responde:
- Muito obrigado pela oportunidade, chefe. Prometo não desapontá-lo.
- Eu sei disso, porém, suas responsabilidades serão muito maiores a partir de agora; saiba que você saiu de um lugar com pouca expressão na empresa para fazer parte de um setor que não para de crescer. Você será muito cobrado. Aqui, nós temos prazos a cumprir e objetivos a serem alcançados.
- Sem problemas. Gosto de um desafio e farei de tudo para alcançar os objetivos. E qual cargo eu ocupo agora?
- Você continuará com o mesmo cargo. Não haverá nenhuma alteração nesse sentido.
O rapaz acena com a cabeça e pergunta:
- Tire-me uma dúvida: no outro departamento, quando eu cuidava do setor regional, eu fazia muitas viagens e, consequentemente, ganhava muitas horas extras, sem contar as verbas que sempre sobravam e ajudavam muito no final do mês. O que vai mudar a partir de agora?
O chefe responde imediatamente:
- Agora sua função é muito mais importante, exige que você fique no escritório resolvendo muitas questões burocráticas, cuidando do relacionamento com os clientes por email e telefone. As viagens, assim como o seu antigo departamento, fazem parte do seu passado agora. Assim você terá mais tempo para ficar com sua família. Uma coisa que não vai mudar é que você continuará trabalhando nos finais de semana, pois o domingo aqui não é domingo em outros países.
O chefe riu da sua piada.
- Isso realmente é muito bom, chefe. Nem sempre é bom passar tanto tempo fora de casa longe da mulher e dos filhos. E quanto aos fins de semana, não tenho problema em continuar trabalhando aos sábados e domingos. Só o fato de poder dormir toda noite em casa já é muito bom. Mas, desculpe-me se estou adiantando o próximo assunto, mas, só pra saber, nessa nova função quanto o meu salário será reajustado?
- Como assim? - perguntou o chefe mostrando certo desapontamento - Acho que houve um mal entendido. Na verdade o que está acontecendo é uma transferência de setor, um remanejamento de funcionários. Com a saída do Felipe, precisávamos de alguém para ficar no seu lugar, e você foi o escolhido.
Mário olha para o seu chefe e pergunta, com certa irritação na voz:
- Chefe, só para eu entender: estou saindo de um lugar que desempenhava minhas funções de maneira satisfatória para a empresa para fazer um trabalho burocrático, deixar de viajar, não fazer mais horas extras e ainda por cima não ter nenhum aumento salarial? Por favor, por que mesmo estou recebendo os parabéns?

5 comentários:

Unknown disse...

Mandou bem, Will. Quem entendeu, como eu, só tem algo a dizer: mandou bem!

Milton Leite disse...

Você me disse que tinha escrito um texto de ficção. Onde está? Wil, ficou ótimo. beijão

JUNIOR disse...

Wilson deveria escrever mais. É o tipo do artigo que deveria ser publicado nas mais importantes publicações. Muito bom!!!

Unknown disse...

boa, mário!

BLOG DO JOTA JR disse...

Putz, que coincidência, Willy.

Eu conheço esse Mário.

bj na testa!!!

jota